Veja como reproduzir uma autêntica Smoked Porter
Essa receita foi criada na panela em 2011, junto com o surgimento da cervejaria, e continua sendo um dos principais produtos da Beavertown.
O estilo Porter
De forma muuuuuuuito simplificada, o estilo Porter é uma cerveja escura, quase preta, frutada e de alta fermentação.
É fabricada com uma combinação de malte torrado para conferir sabor, cor e aroma que remetem ao café e chocolate amargo, mas de forma um pouco mais comedida que a Stout, sua irmã mais forte.
Para conhecer mais sobre os estilos Porter e Stout, visite meus posts:
História da Beavertown
A cervejaria nasceu em 2011, assim como muitas outras, a partir de experimentações na panela
Inspirado nas cervejas do mundo inteiro, Logan Plant, seu fundador, começa a experimentar usando uma panela de arroz de 50 litros como panela de aquecimento de água, uma caixa térmica de acampamento para o mashing e uma torre pra preparação de chá como panela de fervura. Assim começou a Beavertown.
Logo a vontade de crescer o fez abrir uma pequena cervejaria na cozinha de uma churrascaria. Daí é inaugurado o Duke's Brew and Que - uma mistura de restaurante ao estilo 'churrasco americano' com brewpub. Lá dentro ficava a Beavertown Brewery, uma cervejaria com capacidade para 650 litros de ouro líquido.
Nessa mesma época nasce a Smog Rocket
Para complementar o ambiente de defumação do restaurante, Logan cria o '8 Ball Rye IPA' para emparelhar com o tempero usado nas costelinhas que eram servidas (barbecue ribs), e o 'The Smog Rocket Smoked Porter' para acompanhar o defumado e o melaço das costelinhas de vaca.
Já a receita original 'Neck Oil' foi baseada em uma Best Bitter que Logan costumava tomar quando morava em Black Country, na região de West Midlands, na Inglaterra.
Alguns anos depois...
Hoje a Beavertown não está mais no fundo de um restaurante.
Desde 2014, depois de muitas experimentações, ela está localizada em Tottenham, no distrito industrial de Londres, e conta com uma produção de 5.000 litros e 8 tanques de fermentação de 10.000 litros.
Características gerais da Smog Rocket
A Smog Rocket conta com uma lista de grãos bem diversa - nove variedades - para criar uma Porter complexa e cativante, com uma opacidade envolvente e que permite a apreciação dos sabores defumados de café torrado, caramelo queimado, trufa e chocolate amargo.
A combinação dos maltes Crystal, Cara, Brown, Chocolate e Black, mesmo que em pouca quantidade, traz algo único para a mistura.
Como em toda Porter, o amargor é baixo e só o suficiente para o equilíbrio, mesmo assim, o Chinook não passa despercebido.
Regras de ouro
Use malte Pale Ale como base
Trate a água mirando o perfil da água de Londres (Ca 50ppm, Mg 20ppm, Na 100ppm, CaCO3 160ppm, SO4 80ppm, Cl 60ppm)
Use rampa de sacarificação em torno de 66-68°C
Mire numa relação BU:GU (IBU:OG) entre 0.70 e 0.90
Para os lúpulos de sabor e aroma, foque nos ingleses (Goldings, Fuggle, Willamette), Cascade, Hallertau, Tettnanger ou até mesmo o Saaz caso queira fugir do tradicional
Fermentação em torno de 19°C, podendo chegar até 22°C
Não exagerar na proporção de malte queimado pra não dar a sensação de beber um cinzeiro com bacon
* relação BU/GU = amargor/gravidade específica
Receita
Ingredientes para 20l em um sistema com 75% de eficiência
OG = 1.057
FG = 1.011
ABV = 6%
IBU = 22
Cor = 63 EBC
31 litros de água cervejeira
Malte pale ale 1.46kg
Malte Beechwood-smoked 1.46kg
Malte Munich 560g
Flocos de aveia 410g
Malte Dark Crystal 310g
Malte Brown 310g
Malte Chocolate 310g
Caramalt 100g
Malte Black 50g
Lúpulo Magnum 12% 8g 60min
Lúpulo Chinook 12% 14g 30min
Levedura US-05 American Ale
Mostura
60min @ 66°C
10min @ 78°C
Fervura
60min
Fermentação/Maturação
7 dias @ 19°C
7 dias @ 5°C
Envase
Carbonatar 2.2 volumes de CO2
Isso dá cerca de 5.7g/l se for fazer priming com açúcar
Ou, cerca 0.66bar de CO2 no caso de carbonatação forçada a 5ºC
Serviço
Essa cerveja está pronta para beber assim que carbonatar
Devido a seus maltes torrados pode ser guardada por um 1 ou 2 anos
Servir a 7°C
Conclusão
De tudo o que escrevi, uma das coisas que quero ressaltar é que é possível, a partir de uma receita caseira, ganhar o público e pensar grande, sem perder o ar de paixão pelo método artesanal, pelo carinho em elaborar uma receita e colocar várias pitadas de paixão. É o que a Beavertown tem feito desde sua criação.
Já com relação à receita, eu quero destacar que, nesse caso, o ditado de 'menos é mais' não foi usado. Uma boa Porter não precisa de muitos ingredientes, mas, na Smog Rocket eles entram num equilíbrio tal que a cerveja fica fácil de beber, não é enjoativa e é fiel ao estilo.
Referências
Livros
ZAINASHEF, Zamil; PALMER, John J. Brewing Classic Styles. Brewers Publications, 2007 DANIELS, Ray. Designing Great Beers. Brewers Publications, 2000 FERGUSON, Euan. Cerveja Artesanal. Quarto Editora, 2018
Sites
Quer aprender a fazer essa cerveja? Nós vamos até aí te ensinar, pois ensinamos em domicílio (casa, empresa, festa, velório etc etc etc), além de darmos consultoria e atender eventos.
Saiba mais: cervejamarimbondo.com/servicos
Comments